Melhores práticas para os profissionais de festas

por Cristina Buchain
A conduta em relação ao seu cliente vai atribuir credibilidade e valor ao seu trabalho e, além disso, vai destacar você da concorrência. Seguem dicas de boas práticas:
- No primeiro contato com o cliente escute-o com atenção e faça perguntas, porém, tenha paciência e deixe o cliente falar. Elabore um briefing da festa dele com as informações levantadas. Quanto mais você ouvir, melhor será o briefing.
- Desde o primeiro contato, seja claro(a) e defina o que faz e o que não faz parte do seu trabalho, para não deixar dúvidas sobre o que o cliente pode esperar e para ele se programar em relação aos gastos de sua festa.
- Cuide do dinheiro do seu cliente como se fosse o seu. Economize onde você puder e gaste bem. Adote esta conduta que, além de ser justa e honesta, irá agregar valor ao seu trabalho.
- Preste contas com o cliente e entregue tudo o que foi comprado e não foi totalmente consumido durante a festa, como docinhos, lembrancinhas, bebidas…
- Pratique reciclagem sempre que possível. Reutilize embalagens, fitas e tudo aquilo, em bom estado, que puder ser reaproveitado para minimizar gastos.
- Entre em contato com o cliente após a festa para avaliar a satisfação dele, discutindo os aspectos positivos e negativos.
- Não tenha receio de pedir desculpas… Isso não está fora de moda! E procure ressarcir seu erro, caso tenha ocorrido.
- Quando for necessário, diga não ao seu cliente. O sim inadequado pode comprometer a qualidade do seu trabalho.